De um lado a busca pelo título inédito do Campeonato Regional da LTF. Do outro, a perseguição pelo tricampeonato. Quando a bola rolar neste sábado (11), às 16h, para Ferroviário x Água Verde, a disputa pela IV Taça Arlete Transportes & Logística promete colocar frente a frente dois projetos consolidados no futebol amador da Amurel.

O jogo está marcado para o estádio Cruzeiro, na comunidade de Bom Jesus, em Armazém. Por ter feito melhor campanha, o Ferroviário tem o direito de decidir o título em casa. E o nervosismo toma conta da diretoria. “Expectativa é um problema, pois sou ansioso”, brinca o presidente Elton Rodrigues Felisberto. “É nossa primeira final na primeira divisão e sonhamos finalizar o campeonato com esse troféu”, projeta. O Ferroviário foi vice-campeão do Regional da segunda divisão em 2016 e sabe que o adversário é forte. “Estamos trabalhando para conseguir o título, mas respeitando o Água Verde, que é uma potência”, finaliza Elton.

O respeito ao adversário também é notado no discurso do presidente do Água Verde, de Pescaria Brava. “Respeitamos o Ferroviário, pois não perderam nenhum jogo no campeonato”, adverte Pedro de Oliveira Luciano, o Mamadeira. A equipe já venceu o Regional em 2013 e 2014 e o gosto da vitória é inesquecível. “A torcida também, inclusive teremos ônibus indo para Armazém. Quero ser campeão outra vez. Espero um grande jogo e torço pelo tri”, conclui o presidente.

Sete equipes disputaram o Campeonato Regional em 2021. Além dos finalistas, o Grêmio (Gravatal), Palmeiras, Itapuã, Vila Real e Gatorads (todos de Tubarão) fizeram parte da competição, que não ocorreu no ano passado por causa da pandemia. “Agradeço aos clubes participantes por confiarem em nosso trabalho. Imagino que a montagem das equipes não tenha sido fácil por causa da covid-19 e elas merecem esse reconhecimento”, afirma o presidente da Liga Tubaronense de Futebol, Weliton Brasil.

A final do Campeonato Regional terá transmissão da UNITV. A parceria realizada em 2021 trouxe bons frutos e consolidou um potencial muito grande na região, que é o futebol amador. “Os clubes foram muito valorizados. As diretorias puderam expor mais seus times, os atletas mostraram seu futebol e os torcedores puderam acompanhar as transmissões”, observa o presidente. “A qualidade do trabalho da UNITV foi alta graças ao empenho de todos os profissionais que trabalharam nos jogos”, conta Brasil.

Arbitragem de qualidade

Outro ponto importante da competição foi o nível de arbitragem. Árbitros, auxiliares e delegados mostraram a qualidade dos profissionais na região. “Não tivemos polêmicas e mostramos não apenas para a Amurel, mas para Santa Catarina que temos bons nomes que podem ser utilizados em outras competições”, conta, orgulhoso, o presidente.

Para o jogo de sábado o árbitro será Franciel dos Santos Martins. Os assistentes serão José Roberto Larroyd e Alyson Luiz Matos de Lima. O 4º árbitro será Juliano Marcelino Campos. O delegado vai ser Zilton de Souza Farias.

Na final, em caso de empate, a decisão do campeão será nos pênaltis.