Foi dado o pontapé inicial para mais uma edição da Copa Sul dos Campeões. O conselho técnico foi realizado, na noite desta segunda-feira(18), nas dependências do Colégio Brasil, na cidade de Tubarão. A competição chega a sua 19ª. Edição, e reúne clubes filiados as liga do sul do estado.
A reunião foi presidida pelo diretor de Ligas Não Profissionais, José Carlos Goulart Junior, participaram ainda o presidente da Liga Tubaronense de Futebol(LTF), Weliton Brasil Ribeiro, a liga com sede em Tubarão, será a organizadora da edição deste ano.
Compareceram, os presidentes da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, Anoir Boeger, Liga Urussanguense de Desportos(LUD), Geraldo Antonio de Souza, Liga Atlética da Região Mineira(Larm), Emerson Lodetti, Liga Amadora do Vale do Mampituba(LAVM), Juliano Alves Coelho, o presidente da Liga Imbitubense de Futebol(LIF), Júlio Cesar Magalhães, não pode comparecer, mas justificou a sua ausência por motivos profissionais.
Representando a FCF, José Carlos Goulart Junior, informou aos clubes, que devem estar atento aos registros e transferências dos atletas, e que a competição será federada, com a arbitragem sendo escalada pelo departamento de arbitragem da FCF, que tem como diretor, Marco Antonio Martins.
A edição 2019, da Copa Sul dos Campeões, iniciara no dia 7 de abril, com os jogos da primeira rodada. A segunda rodada da fase classificatória será disputa, no dia 14, e a terceira , dia 28. A data do dia 21, não será utilizada, por conta do feriado de pascoa, onde muitos atletas utilizam para viajar, e coincide com a partida final do campeonato catarinense da Serie A.
Em sua formula de disputa, os 12 clubes foram divididos em quatro grupos, com três equipes cada, onde os dois primeiros avançam a segunda fase. Para os confrontos da segunda fase, um novo sorteio será realizado, a partir desta fase, os jogos passam a ser eliminatórios, em jogos de ida e volta, com o clube de melhor campanha, jogando a partida de volta. Na terceira fase, onde será disputado os jogos da semifinais, haverá novamente outro sorteio, com o clube de melhor campanha, jogará a segunda partida sendo o mandante.
Após o sorteio, os clubes foram divididos da seguinte forma: Grupo A – Estância (Praia Grande), Rui Barbosa (Morro da Fumaça) e Caravággio (Nova Veneza); Grupo B – Palmeiras (Tubarão), Flor da Serra (Morrinhos do Sul) e Campinense(Garopaba); Grupo C – Metropolitano (Nova Veneza), Palmeiras (Orleans) e Vera Cruz (Garopaba); Grupo D – São Domingos (Armazém), Araranguá (Araranguá) e Coruja (Sombrio).
– Foi colocado em pauta entre os presidentes de ligas, onde deliberamos esta nova formula de disputa, buscando ser um atrativo a mais na competição. Os representantes dos clubes presente, deliberam de forma positiva, para esta nova fórmula de disputa, comentou o presidente da LTF, Weliton Brasil Ribeiro.
Após a reunião, o presidente da Larm, Emerson Lodetti, apresentou o seu sucessor, que assumirá o comando da entidade em 1º. de Março, o sr. Guilherme Gomes, Lodetti, assumirá em Abril, na Federação Catarinense de Futebol(FCF), o cargo de vice-presidente para a região sul, na nova gestão do presidente Rubens Renato Angelotti.
O presidente anfitrião, Weliton Brasil Ribeiro, confirmou que a organização da competição em 2020, ficará a cargo da Liga Urussanguense de Desportos(LUD).
Texto e fotos
Eduardo Ventura/Esporte de Primeira
(48) 9 8413 – 6600