Um evento histórico marcou um momento único para o futebol de Santa Catarina. Na noite desta sexta-feira (12) foi realizada a festa de comemoração dos 100 anos da Federação Catarinense de Futebol (FCF). Uma série de homenagens e atrações de entretenimento marcaram a data, que foi realizada no Ocean Place, em Balneário Camboriú. Os homenageados receberam a “Medalha dos 100 Anos da FCF”. A festividade marcou a reverência a pessoas, entidades e momentos históricos que foram fundamentais para o desenvolvimento do futebol no estado.

O presidente da Liga Tubaronense de Futebol (LTF), Weliton Brasil Ribeiro, participou do evento.

O evento contou com a presença do presidente da FCF, Rubens Angelotti, ao lado de toda a diretoria da entidade. O governador Jorginho Mello esteve no evento e também louvou o centenário da Federação. O mandatário anunciou também que criará o Fundo do Esporte, para o fomento do futebol de Santa Catarina. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi representada pelo seu vice-presidente, Hélio Pereira Curi, que falou em nome do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, foi o anfitrião do evento e ressaltou a importância dos 100 anos da entidade. “Foi acreditando que aceitamos o desafio de assumir a presidência da FCF, após uma das maiores tragédias do futebol mundial. Acreditamos que era possível direcionar essa entidade a grandes sonhos e conquistas. Enfrentamos desafios maiores do que imaginávamos, mas conseguimos elevar o patamar de nossa entidade e chegar ao seu centenário vislumbrando um futuro ainda mais grandioso”.

Outro membro da CBF presente foi o vice-presidente da entidade e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos. Em nível nacional, compareceram representantes das Federações de Futebol dos Estados de Alagoas, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amapá e Bahia.

Participaram do evento diversas autoridades, representantes da imprensa esportiva, integrantes de instituições e presidentes de clubes e ligas.

Os primeiros homenageados da noite foram os clubes fundadores da Liga Santa Catharina De Desportos Terrestres, precursora da FCF. Foram lembrados o Atlético Florianópolis, Figueirense, Internato, Trabalhista e Avaí. O Colégio Catarinense, que sediou a primeira sede da entidade, também foi reconhecido.

Em seguida foram homenageados todos os clubes e ligas que fazem parte atualmente dos filiados da Federação Catarinense de Futebol. Neste momento, a FCF conta com a filiação de 27 clubes profissionais e 19 ligas amadoras.

O evento também contou com a lembrança de grandes árbitros aposentados, e que estão em atuação, que contam com o escudo FCF. Receberam medalhas os profissionais Kleber Lucio Gil, Carlos Berkenbrock, Cleidy Mari Nunes Ribeiro, Braulio Machado, Marco Antonio Martins (In Memorian), Ramon Abatti Abel, Dalmo Bozzano, Charly Wendy, Rafael Traci, Heber Roberto Lopes, Rodrigo D’Alonso e Carlos Roberto Nagel.

 

Para encerrar a noite foram homenageadas instituições e personalidades pelos relevantes serviços prestados à Federação ao longo de seus 100 anos. Foram lembrados: Reinaldo Antônio Baldessin (Nardella), Norberto Hoppe, Pedro Lopes (ex-presidente da FCF), Delfim de Pádua Peixoto (ex-presidente da FCF in memorian), Rubens Spernau (ex-prefeito de Balneário Camboriú), Fabrício Oliveira (atual prefeito de Balneário Camboriú), Dado Cherem (ex-prefeito de Balneário Camboriú), Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (ACESC), Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (SINAFESC), Associação de Clubes de Futebol Profissionala ao de Santa Catarina (SC Clubes), Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), CBF, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Sindicato dos Atletas, Fort Atacadista, Ministério Público, Governo do Estado de Santa Catarina, Grupo NSC, Fesporte.

O presidente da FCF também recebeu homenagens, com a entrega de placas comemorativas direcionadas à entidade. As honrarias foram entregues pela ACESC, Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) e Figueirense. As atrações musicais ficaram por conta dos DJs Rick Vieira e Belada, além da Banda Mistura Fina. O evento também contou com o show de humor de Paulinho Mixaria.

Texto: FCF