Mais uma vez a parceria entre prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), e a Liga Tubaronense de Futebol (LTF) rende frutos e contribui com o desenvolvimento do futebol amador na Cidade Azul. O convênio entre as partes beneficia equipes e atletas para o Campeonato Municipal que está prestes a começar.
A prefeitura de Tubarão tem uma quantidade grande de competições para ter representação, como Jogos Abertos, Joguinhos Abertos, Olesc, Parajasc e Moleque Bom de Bola. “A parceria com a LTF deixa o trabalho dividido. A Liga organiza o campeonato”, comemora Luiz Ernani Buerger, presidente da FME. “A prefeitura sempre esteve de portas abertas e essa união é fundamental para que as equipes tenham melhores condições de disputar as competições”, salienta Weliton Brasil, presidente da LTF.
O alto número de equipes em 2022 – 14 na categoria principal e na sub-18 – anima Ernani. “Participei do congresso técnico. Um atleta participando de uma atividade esportiva é um viciado a menos. Conseguir mostrar aos jovens os benefícios das atividades esportivas é fundamental”, afirma o secretário. O gestor também faz questão de dizer que a Liga está cumprindo bem seu papel, afinal os torneios têm sido de alto nível e os atletas demonstram qualidade.
Conforme a LTF, o valor do convênio para 2022 é de R$ 80 mil. “Esse valor subsidia taxas de arbitragem, uniforme para todas as equipes, bolas, bolsas de viagem, braçadeiras de capitão, seguranças nos estádios e premiação”, esclarece Weliton Brasil. “Todo esse processo é avaliado pela prefeitura. A entidade faz a prestação de contas e o poder público analisa. Felizmente os processos sempre foram aceitos”, conclui Luiz Ernani.