Após um ano recheado de desafios, a temporada 2021 do futebol amador terminou na Amurel. Quem mais comemorou foram as torcidas do Sexta Negra, Água Verde, Olimpikus e Santo Anjo, campeãs da Copa Master, Regional e Campeonato Municipal – principal e sub 18 – respectivamente.
Com o avanço da vacinação contra a covid-19, a Liga Tubaronense de Futebol (LTF) conseguiu organizar torneios nessa temporada. A diminuição de casos de coronavírus foi fundamental. “A pandemia dificultou a organização da competição e a montagem das equipes. Mas nada disso impediu a vontade de todos, porque há muito amor pelo futebol amador”, observa o presidente da Liga, Weliton Brasil. “Ninguém visa lucro, apenas a satisfação de ver a equipe representar a comunidade”, salienta.
Todas as competições terminaram dentro das quatro linhas, sem confusão entre adversários e com o cumprimento de regras sanitárias. “Vamos torcer para que no próximo ano a pandemia recue ainda mais”, torce o presidente. “Apesar disso, alguns protocolos vieram para ficar e a LTF sempre vai prezar pela segurança das pessoas envolvidas nos eventos”, garante o dirigente.
Para a próxima temporada a expectativa é de calendário cheio. Logo no início do ano a Copa Sul dos Campeões voltará a ser realizada, com a participação de equipes da LTF. Em 2022 há garantia de novas edições dos Campeonatos Regional e Municipal de Tubarão (com sub-18) e Copa Master. Existe ainda a possibilidade de uma competição feminina.
Uma grande conquista em 2021 foi, segundo a Liga Tubaronense de Futebol, as transmissões das partidas através da UNITV. A iniciativa beneficiou equipes e atletas, com maior exposição em mídia. A qualidade dos profissionais do canal abrilhantou os duelos. “A parceria com a UNITV aumentou também o interesse dos torcedores pelo futebol amador. Muitos assistiram aos jogos e constaram a qualidade e organização das equipes. Notamos também o aumento do interesse de outros clubes em participarem dos torneios”, comemora Brasil.
A LTF é a única liga de futebol amador de Santa Catarina que possui um árbitro Fifa. Há também membros do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Catarinense de Futebol (FCF). “Me sinto honrado pela qualidade de nossos profissionais. Tenho certeza que muitos nomes vão despontar em 2022”, garante Brasil. “As portas da LTF estão abertas a todos, em especial aos clubes. Não vamos medir esforços para contribuir com as equipes que disputam os campeonatos, mas também com clubes que desejam voltar a atuar”, finaliza.