Uma homenagem justa e merecida. É dessa maneira que a Liga Tubaronense de Futebol (LTF) avalia a escolha do homenageado com o nome do troféu do Campeonato Municipal de Tubarão, que começa neste sábado (21). A taça vai levar o nome de João Longo, comerciante fundamental para o crescimento de um dos bairros mais importantes da Cidade Azul.
Nascido em Pedras Grandes em 30 de janeiro de 1930, João Longo veio empreender em Tubarão em 1976. Fixou residência no bairro São João Margem Esquerda e dali não saiu mais. “Ele sempre quis o bem. Ajudava as pessoas sempre que podia”, relembra Angelin Longo, o popular Gin, filho de João. Gin seguiu os passos do pai, é comerciante, mas também entusiasta do futebol amador.
Angelin é diretor financeiro do Oriente, clube que vai disputar o Campeonato Municipal. Nascido em 1967, o empresário sempre foi ligado ao futebol, com atuações em equipes da comunidade, como Olaria, Cerâmica, Sul América e Oriente. O time dele estreia diante do Marathon neste domingo (22). “Eu costumo dizer que a força do futebol amador de Tubarão vem das comunidades. A família Longo merece a homenagem”, afirma Weliton Brasil, presidente da LTF.
João Longo faleceu em 17 de setembro de 2017. Além de Gin, teve outros quatro filhos – Ema Longo, Luizin Longo, Terezinha Longo e Eroni Longo. A final da competição está marcada para 10 de julho.