Está chegando a hora dos quarentões entrarem em campo. No próximo domingo (24) começa a 6ª edição da Copa Master em Tubarão. A competição, organizada pela Liga Tubaronense de Futebol (LTF), vai reunir seis equipes e promete movimentar as comunidades da região. O campeão será conhecido no dia 12 de dezembro.
Os clubes participantes da Copa são de três cidades diferentes. Santo Anjo, Sexta Negra, Clube de Campo e Caeté/Amigos do Boto representam Tubarão. O Água Verde, de Pescaria Brava, também vai disputar o campeonato. Já o Juventus, da comunidade de Ponta da Barra, pretende levar o troféu para o município de Laguna.
A competição terá três fases. Na primeira, todos vão se enfrentar. Após cinco rodadas os quatro melhores garantem vaga nas semifinais da Copa Master. A segunda fase terá partidas de ida e volta, com o 1° enfrentando o 4º e o 2º duelando contra o 3º. Os dois melhores fazem o confronto decisivo em casa. Quem conquistar mais pontos avança à final. Vale destacar que não há saldo de gols nas semifinais. Portanto, em caso de mesma pontuação, a decisão será nos pênaltis. A final do torneio será realizada em jogo único. Em caso de empate, nova decisão por pênaltis.
O regulamento da competição permite a inscrição de até 30 atletas por equipe, sendo que 22 podem ser relacionados por jogo. O jogador precisa ter nascido no máximo em 1981, salvo os goleiros (1991). “No papel tenho percebido que as equipes têm montado grandes elencos. Todos estão muito motivados para que a competição inicie logo, ainda mais porque o campeonato não ocorreu em 2020 por causa da pandemia”, afirma o presidente da LTF, Weliton Brasil Ribeiro.
A primeira rodada da competição tem três jogos confirmados – todos às 10h30. No estádio Silva Antunes, em Tubarão, jogam Santo Anjo x Juventus. Na Arena Sapfesc a bola rola para Sexta Negra x Clube de Campo. No estádio Mauro Francisco Neves, em Pescaria Brava, o Água Verde recebe o Caete x Amigos do Boto.
Vencedores anteriores
O Canoas é o maior campeão da Copa Master, com dois troféus – 2015 e 2017. O Caeté ergueu a taça em 2016. O campeão de 2018 foi o América de Bentos e o título de 2019 ficou com o Santa Maria. A competição não ocorreu em 2020 em razão da pandemia.