Com o fim do Campeonato Municipal de Tubarão, a Liga Tubaronense de Futebol (LTF) faz um balanço positivo da competição. O torneio premiou o Santos BR3 na categoria principal e o Olimpikus na categoria júnior como os grandes campeões. Foram sete clubes e centenas de atletas envolvidos na disputa das partidas.

Conforme o presidente da LTF, Weliton Brasil Ribeiro, o campeonato teve cada detalhe planejado para que a disputa fosse agradável. “Eu sempre digo que nosso foco é a qualidade. Quem acompanhou os jogos percebeu a organização das equipes”, afirma. Em 2024, os clubes utilizaram a plataforma “É Gol” para registro de atletas, relação de escalações e acompanhamento de cartões. “É a mesma plataforma que a Federação Catarinense de Futebol oferece aos clubes profissionais. Isso facilita a organização dos times”, ressalta o presidente.

Weliton Brasil também agradeceu ao Hercílio Luz por ceder o estádio Aníbal Costa para os jogos finais. “Conseguimos encerrar a competição com chave de ouro. O estádio acomoda melhor os torcedores e oferece melhores condições de jogos aos atletas”, explica. A Liga possui boa relação com os dois clubes profissionais da cidade.

Sobre a competição de juniores, o presidente destaca a importância de envolver os jovens no esporte. “Sabemos que a geração atual é muito atenta às redes sociais e aos jogos virtuais. Com a categoria júnior nós incentivamos a prática esportiva e a renovação de jogadores. Muitos foram aproveitados na categoria principal”, relata.

Ainda em 2024, a LTF organiza a Copa Master, que terá a 3ª rodada disputada no dia 18 de agosto, e o Campeonato Regional, que deve iniciar em 22 de setembro e tem previsão de encerramento no fim de novembro.