Os árbitros que compõem o quadro da Liga Tubaronense de Futebol (LTF) participaram de uma reunião, essa semana, para planejar o trabalho durante o Campeonato Municipal de Tubarão. Esse ano, com recorde de clubes nas categorias principal e juniores, todo o quadro da Liga está apto a atuar.

O encontro debateu as principais funções dos profissionais durante a competição. O árbitro de futebol é responsável por garantir o cumprimento das regras e o fair play durante as partidas. Suas funções incluem controlar o tempo de jogo, marcar faltas e infrações, dar cartões disciplinares, validar gols e zelar pela segurança dos jogadores. “Com autoridade e imparcialidade, o árbitro desempenha um papel crucial na manutenção da integridade do esporte, garantindo um ambiente equilibrado e seguro para os atletas. Sua presença em campo assegura a aplicação justa das regras e contribui para a qualidade e emoção das competições de futebol”, afirma o presidente da LTF, Weliton Brasil.

Atualmente, a Liga possui 11 árbitros disponíveis para comandar os jogos. São, ainda, 16 assistentes e 9 delegados. Quem tem interesse em ingressar no ofício pode realizar um curso, organizado pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (Sinafesc).