A Liga Tubaronense de Futebol (LTF) completou no dia 31 de março, 80 anos de fundação. Desde a sua criação, em 1939, a Liga coordena e desenvolve o futebol não profissional na região de Tubarão, abrangendo clubes das cidades de Jaguaruna, Treze de Maio, Tubarão, Gravatal, Armazém, Capivari de Baixo, Pescaria Brava e Laguna. Para a realização deste trabalho, hoje ela conta com a dedicação de quase 60 colaboradores que semanalmente contribuem para o bom andamento das sete competições que fazem parte do calendário da entidade em 2019.

A LTF, é a segunda liga mais antiga de Santa Catarina, sendo superada pela Liga Joinvilense de Futebol, fundada em 1935, e pela propria Federação Catarinense de Futebol (FCF), que iniciou as atividades em 1924, atualmente a LTF movimenta mais de dois mil e quinhentos atletas não profissionais da região, sendo que a metade desses participantes são jovens entre 11 a 25 anos.

Atualmente a entidade e presidida por Weliton Brasil Ribeiro, desde que assumiu a entidade em 2015, vem reorganizando os trabalhos dentro e fora de campo. A sede da entidade foi reformada, toda a parte contabil e financeira esta sendo regularizada. Na organização de competições regionais, possui parceria com as Prefeituras, de Tubarão, Armazém e Treze de Maio.

Na organizações de competições regionais, mantem ainda o campeonato regional, agora dividido em duas divisões, na primeira divisão com limite de dez clubes, movimenta as cidades da região, já na segunda divisão, a competição segue para a sua quarta edição e a cada ano com numero recordes de participantes. Sem contar no apoio aos seus filiados quando da disputa da Copa Sul dos Campeões.

E para 2019, a Liga Tubaronense de Futebol, será responsável pela organização da COPA SUL dos campeões, competição essa que reúne os campeões e vices das ligas do sul do estado.
O presidente da LTF, Weliton Brasil Ribeiro, agradece em nome da entidade a parceria frente a sua gestão, na passagem de mais um aniversario, “eu só tenho a agradecer esta parceria solida com clubes, dirigentes, atletas, prefeituras da nossa região, arbitragem, Federação Catarinense de Futebol, imprensa, patrocinadores, e todos que de forma direta e indireta apoiam as ações da nossa entidade, seguimos nos fortalecendo a cada dia, para aprimorar e melhorar cada vez o nosso futebol não profissional, tão admirado e disputado em nossa região”, concluiu Brasil.