LFT Liga Tubaronense de Futebol

Liga Tubaronense de Futebol

Tubarão recebeu Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol

Tubarão recebeu Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol

A Federação Catarinense de Futebol, através da Comissão de Arbitragem/CA-FCF, realizou entre os dias 03 e 05 de maio, em Tubarão, o segundo polo do Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol. O projeto idealizado pela CA-FCF será executado em quatro polos regionais e irá abranger todas as Ligas Não Profissionais filiadas.

Atualização

 Atualização

A aula teórica foi realizada no ultimo sábado, no estádio Dr. Anibal Torres Costa, estadio de propriedade do Hercilio Luz FC. Após dois dias de aulas teoricas com Cantucho João Setubal e Erica Gonçalves Krauss, quem participou das atividades no ultimo dia,foi o presidente da comissão da arbitragem, Marco Antonio Matins.

Atualização de Regras com arbitros de todo o sul do estado

O objetivo principal do Ciclo de Palestras é repassar e atualizar de forma sistemática o conteúdo das Diretrizes Técnicas e do Livro de Regras do Futebol 2017/2018, bem como as orientações gerais da CA-FCF, para todos os membros do quadro de arbitragem catarinense, visando uniformização dos critérios das equipes de arbitragem nas competições estaduais e regionais, e consequentemente o aperfeiçoamento e a qualificação do quadro. O foco das atividades é para a Regra 11 – Impedimento e para a Regra 12 – Faltas e Incorreções.

Atualização

A metodologia e a carga horária do treinamento estão baseadas nas orientações da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e da Fédération Internationale de Football Association – FIFA. As atividades práticas terão direcionamento à modernização da arbitragem, atualizada, independente, que busca conhecer o desenvolvimento tático do jogo e a evolução técnica da arbitragem. As atividades teóricas consistem principalmente na realização de dinâmicas com análises de vídeo testes de lances e marcações em situações consideradas de alta dificuldade, caracterizadas como “ajustadíssimas” no meio da arbitragem.

Atualização

A aplicação para árbitros envolve deslocamento, posicionamento, ângulo de visão, conceitos técnicos para interpretação das situações de mãos, faltas, entradas, faltas táticas, controle da área penal, leitura tática de jogo e antecipação e trabalho em equipe nas situações de Regra 11 e 12.

Já a aplicação das instruções para assistentes têm direcionamento para posicionamento, deslocamento (corridas frontais, laterais), ângulo de visão, alinhamento com o penúltimo defensor ou a bola, nas situações de Regra 11 (Interferir no jogo, no adversário e ganhar vantagem) e Regra 12 (faltas dentro e fora da área, trabalho em equipe, contato visual); passagem rápida (saída do zagueiro e entrada do atacante).