LFT Liga Tubaronense de Futebol

Liga Tubaronense de Futebol

LTF sediará Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol

LTF  sediará Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol

O Ciclo de Palestras de Atualização das Regras de Futebol para Ligas Não Profissionais segue nesta semana com as atividades para arbitros do sul do estado.

O projeto idealizado pela CA-FCF, será executado em quatro polos regionais: O sul do estado será o segundo polo o ciclo de palestras, a primeira etapa foi realizado com os arbitros da grande Florianopolis.

A Liga Tubaronense de Futebol(LTF), será a anfitriã, nesta quinta e sexta-feira, com as atividades teóricas sendo realizadas no auditorio do Praça Shopping, localizado na Av.Marcolino Martins Cabral, 1315, segundo andar, centro de Tubarão. E a parte pratica no estádio Dr. Anibal Torres Costa, no sabado pela manhã. Ainda receberão o ciclo de palestras, as cidades de Chapecó e Balneario Camboriu.

Um dos objetivos do ciclo é exercitar a busca pela padronização dos critérios e marcações das equipes de arbitragem, conforme ressaltou o membro da CA-FCF, Cantucho João Setubal. — Através do Ciclo de Palestras vamos repassar e atualizar de forma sistemática o conteúdo das Diretrizes Técnicas e do Livro de Regras do Futebol 2017/2018, bem como as orientações gerais da CA-FCF, para todos os membros do quadro de arbitragem catarinense, visando uniformização dos critérios de arbitragem nas competições estaduais e regionais.

As palestras, as analises de vídeo teste, assim como as atividades práticas e físicas complementam a preparação dos árbitros e assistentes das Ligas Não Profissionais, proporcionando o aperfeiçoamento e a qualificação do quadro catarinense. O foco das atividades é para a Regra 11 – Impedimento e para a Regra 12 – Faltas e Incorreções.

A metodologia e a carga horária do treinamento estão baseadas nas orientações da Confederação Brasileira de Futebol – CBF e da Fédération Internationale de Football Association – FIFA. As atividades práticas terão direcionamento à modernização da arbitragem, atualizada, independente, que busca conhecer o desenvolvimento tático do jogo e a evolução técnica da arbitragem. As atividades teóricas consistem principalmente na realização de dinâmicas com análises de vídeo testes de lances e marcações em situações consideradas de alta dificuldade, caracterizadas como “ajustadíssimas” no meio da arbitragem.

A aplicação para árbitros envolve deslocamento, posicionamento, ângulo de visão, conceitos técnicos para interpretação das situações de mãos, faltas, entradas, faltas táticas, controle da área penal, leitura tática de jogo e antecipação e trabalho em equipe nas situações de Regra 11 e 12.

Já a aplicação das instruções para assistentes têm direcionamento para posicionamento, deslocamento (corridas frontais, laterais), ângulo de visão, alinhamento com o penúltimo defensor ou a bola, nas situações de Regra 11 (Interferir no jogo, no adversário e ganhar vantagem) e Regra 12 (faltas dentro e fora da área, trabalho em equipe, contato visual); passagem rápida (saída do zagueiro e entrada do atacante).