LFT Liga Tubaronense de Futebol

Liga Tubaronense de Futebol

Liga Tubaronense de Futebol promove primeiro Campeonato Regional de Futebol Feminino

Liga Tubaronense de Futebol promove primeiro Campeonato Regional de Futebol Feminino

A Liga Tubaronense de Futebol Amador resolveu inovar. Pela primeira vez na história do futebol de Santa Catarina, uma liga vai promover um campeonato regional de futebol feminino amador.

A intenção é estimular o crescimento do futebol feminino no Brasil e as equipes que estiverem interessadas em participar, devem comparecer ao arbitral que será realizado no dia oito de maio, às 19h30 na sede da entidade.

“Será a primeira vez desde a fundação da Liga em 1949, que teremos um campeonato de futebol amador feminino, além de ser a primeira vez no estado que isso acontece. Com isso, queremos incentivar e estimular as mulheres sobre a prática do futebol feminino e tenho certeza, que outras ligas amadoras futuramente vão fazer o mesmo.” destaca o presidente da Liga Tubaronense de Futebol Weliton Brasil Ribeiro.

A abertura da competição acontece no dia nove de julho e os jogos, serão aos sábados.

Futebol Feminino no Brasil e em Santa Catarina:

Diferente do futebol masculino, o futebol feminino atualmente não é tão badalado aqui no país, mas em compensação, temos uma das melhores jogadoras de futebol do mundo, a atacante Marta. Atualmente a atleta joga pelo FC Rosengård, da Suéciae a jogadora já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, sendo um recorde entre mulheres e homens.

Diferente do calendário masculino, o do naipe feminino é um pouco menor sendo que temos uma competição promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF): o Campeonato Brasileiro Séries A1 e A2. O campeão brasileiro do ano passado foi o Flamengo. Ano passado tivemos a última edição da Copa do Brasil e o Corinthians/Audax foi campeão naquela oportunidade. Para este ano, a Copa do Brasil será extinta pela CBF.

No estado de Santa Catarina, o principal time é o Kindermann que depois de um ano fora das atividades, volta ao futebol feminino este ano. A equipe que tem sede em Caçador no meio oeste do estado, já foi finalista do Campeonato Brasileiro em 2014 e campeão da Copa do Brasil em 2015.

Em Santa Catarina, temos o estadual da modalidade que é promovida pela Federação Catarinense de Futebol desde 2007. O maior campeão é o Kindermann, com sete títulos conquistados. No sul do estado, temos o Araranguá e o Criciúma, sendo o último oriundo do futsal e que migrou para o campo. O último campeão foi o time do meio oeste do estado em 2015 que venceu o Araranguá por três a um. Em 2016, o campeonato foi cancelado devido à tragédia envolvendo o elenco comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, além de jornalistas e o presidente da Federação Delfim de Pádua Peixoto Filho.